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RECURSOS AUDIOVISUAIS

A ABPA RJ DISPONIBILIZA TÍTULOS

DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM DVD.

 

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Normas Regulamentadoras

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Rio de Janeiro

Consulte nesta seção as informações referentes às atividades

da ABPA do Estado do Rio de Janeiro.

Av. Rio Branco, 37 - salas 1801, 1807 e 1808

Telefone/fax: (21) 2233-9033


AGENDA DE CURSOS - MAIO, JUNHO E SETEMBRO DE 2017

PALESTRA PÚBLICA

Tema:HIGIENE OCUPACIONAL APLICADA AO PPRA.”

 

Dia: 10 de maio de 2017

 

Horário: 18:00 as 19:00 h

 

Palestrante: VICTOR COSTA - Engenheiro com mais de 13 anos de experiência na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, gestão e controle de riscos e a promoção e implantação de cultura de segurança adquirida, trabalhando em empresas de Construção Civil e Consultoria Especializada. Ampla vivência na elaboração e implantação de Programas de Segurança e Saúde do Trabalhador e elaboração de Laudos e Pareceres Técnicos, em diversos seguimentos, inclusive desenvolvendo metodologia específica para cada atividade econômica e atendimento a fiscalização do MTPS, Ministério Público do Trabalho e Perícias Trabalhistas. Atuação como professor durante 08 anos em cursos técnicos.

 

Local: CLUBE DE ENGENHARIA - Av. Rio Branco, 124 – 21º andar - Centro, Rio de Janeiro – RJ

Investimento: Grátis

Não precisa fazer inscrição, somente comparecer no local, no dia e horário agendado.

 

 

TREINAMENTO PARA MEMBROS E DESIGNADOS DE CIPA


OBJETIVO:

Treinar os Membros de CIPA nos conhecimentos necessários para o bom desempenho de suas atribuições.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa; noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS, e medidas de prevenção; noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho; princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.

 

PERÍODO:

08 a 10 de maio de 2017

 

CARGA HORÁRIA E HORÁRIO:

20 horas, sendo da seguinte forma:

dias 08 e 09.05.17 -  das 09:00 as 18:00h

dia 10.05.17 -  das 09:00 as 12:00h

 

INVESTIMENTO:

R$ 79,90 (Setenta e Nove Reais e Noventa Centavos) por participante.

Já Inclusos: Apostila, 01 distintivo de CIPA, ISS, café e certificado de conclusão, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 03.05.2017, sendo dada prioridade aos 20 primeiros inscritos.

 

 

 

CURSO DE HIGIENE OCUPACIONAL

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Aspectos fundamentais da Higiene Ocupacional

Conceito de Higiene Ocupacional;

Como elaborar APR-HO (Análise Preliminar de Riscos de Higiene Ocupacional);

Como montar Grupo Homogêneo Exposição ou Grupo de Exposição Similar;

Conceitos básicos de Estratégia de Amostragem;

Apresentar as Normas de Higiene Ocupacional (NHOs);

EMR - Exposto de Maior Risco;

Como e quando usar a Tabela de Liedel&Busch;

Conceitos de Nível de Ação;

Limite de tolerância;

Avaliação Qualitativa e Quantitativa;

Elaboração do PPRA conforme NR 09 MTE e IN77 MPS;

A interface do PPRA, com o Programa Médico de Controle de Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Conservação Auditiva (PCA) e Programa de Proteção Respiratória (PPR) e Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP);

 

Avaliação Ocupacional de Ruído

Definição e diferenças entre ruído contínuo e intermitente, ede impacto;

Legislação e normas técnicas aplicáveis (NR-15, NHO 01, ANSI S 1.25, IEC 61.252, IEC 61.672,  IEC 60.942);

Tipos de medidores de ruído (tipo 1 ou tipo 2);

Cálculo da Dose de ruído e fator de duplicação de dose;

Programação de audiodosímetros;

A representatividade da amostragem de ruído conforme NHO 01;

Nível Médio de Ruído e NEN - Nível de Exposição Normalizado exigido pelo INSS;

Validação de amostras de ruído;

Diferenças entre ruído ambiental e ocupacional;

Calibração dos equipamentos de avaliação;

Critérios de especificação de protetor auditivo (NRR e o NRRsf)

Cálculos para determinar a eficiência e a eficácia dos protetores existentes no mercado brasileiros;

Operação prática e técnicas de instrumentação de medidores de nível de pressão sonora, audiodosímetros, e calibradores;

 

Avaliação Ocupacional de Calor

Definições e conceitos sobre calor;

A diferença entre insalubre (sobrecarga térmica) e conforto (conforto térmico);

A diferença entre aspectos da Insalubridade e Aposentadoria Especial;

Monitoramento da sobrecarga térmica por calor;

A representatividade da amostragem de ruído conforme NHO 06;

Legislação e normas técnicas aplicáveis (NR-15 e NHO 06);

Interpretação dos Limites de Tolerância IBUTG;

Quando usar o Quadro 1 ou Quadro 2 do anexo 3

Especificação técnica dos equipamentos de avaliação;

Fatores de aclimatação;

Calibração de termômetros;

Períodos desfavorável da jornada de trabalho e definição de horário crítico;

Definição da Temperatura Efetiva.

Tipos de EPI para calor;

Operação prática de termômetros de conjuntos digitais.

 

Avaliação Ocupacional de Vibração

Conceitos e definições de Vibração Ocupacional;

Avaliação Preliminar da Exposição (como fazer);

Limites de Exposição Ocupacional e Critérios para Seleção de Equipamentos de Medição;

Medidas de Aceleração, eixos, unidades de medidas;

Como avaliar AREP, ARE, AREN e VDVR;

A representatividade da amostragem de vibração conforme NHO 09 e 010;

Onde encontrar as metodologias aplicáveis ao PPRA, INSS e Insalubridade;

Como validar uma amostra de vibração conforme NHO 09 e NHO 010;

Calibração de Equipamentos;

Estudo detalhado das Normas Técnicas;

Inspeção em equipamentos antes da avaliação;

Cálculos aplicáveis as amostragem e avaliações e interpretação de Resultados;

Luvas para atenuação de vibração localizada (VMB), como avaliar e validar o uso de luvas para vibração.

Avaliação Ocupacional de Agentes Químicos

Fundamentos técnicos e legais, conceitos e definições;

As diferenças e semelhanças entre a MSDS americana e a FISPQ brasileira;

Estratégia de amostragem - ácidos, fumos, gases, névoas, neblinas, poeiras (totais, inaláveis, torácicas e respiráveis) e solventes;

Utilização de ciclones e outros dispositivos de coleta;

Amostras de jornada completa, instantâneas e amostra de curta duração (STEL),

Diferença e aplicação entre Valor Máximo e Valor Teto;

Limites de tolerância do MTE e da ACGIH;

Aspectos de exposição ocupacionais aplicados a Perícia de Insalubridade;

Modelo Brief& Scala;

Como definir o número de amostras por GHE;

Interpretação de resultados (formas de tratamento estatístico);

Mistura de substâncias químicas;

Uso de tubos reagentes colorimétricos sua aplicabilidade;

Calibração de bombas de amostragem de ar;

O critério a ser adotado para invalidação de amostras;

Requisitos técnicos para seleção e compra de equipamentos;

Especificação de respiradores e luvas de segurança baseados nos riscos encontrados;

Exercícios práticos de bombas gravimétricas, calibradores, câmaras de calibração,  amostradores, ciclones e impingers.

 

DOCENTE:

VICTOR COSTA, Engenheiro com mais de 13 anos de experiência na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, gestão e controle de riscos e a promoção e implantação de cultura de segurança adquirida, trabalhando em empresas de Construção Civil e Consultoria Especializada. Ampla vivência na elaboração e implantação de Programas de Segurança e Saúde do Trabalhador e elaboração de Laudos e Pareceres Técnicos, em diversos seguimentos, inclusive desenvolvendo metodologia específica para cada atividade econômica e atendimento a fiscalização do MTPS, Ministério Público do Trabalho e Perícias Trabalhistas. Atuação como professor durante 08 anos em cursos técnicos.

Msc MARCOS JORGE, Experiência de 20 anos atuando na área de Saúde e Segurança do Trabalho e um dos responsáveis pelo processo de implantação das certificações ISO 14001, Sistema de Perdas SCIS – DNV e OHSAS 18001. Implantação de Programa de Higiene Ocupacional. Implantação do Programa de Ergonomia e integração dos sistemas SSMA, em grupo Siderúrgico Global. Atualmente faz parte do GT do eSocial, que está revisando os requisitos de Saúde e Segurança do Trabalho.

 

PERÍODO: (SÁBADOS)

27 de maio de 2017

10, 17, 24 de junho de 2017

08, 15, 22, 29 de julho de 2017

05, 12 de agosto de 2017

 

CARGA HORÁRIA E HORÁRIO:

80 horas -  das 08:30 as 17:30h

 

INVESTIMENTO:

R$ 840,00  (Oitocentos e Quarenta Reais) por participante.

Já Inclusos: Apostila, ISS, café e certificado de conclusão, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 23.05.2017, sendo dada prioridade aos 20 primeiros inscritos.

 

 

CURSO DE MULTIPLICADOR INTERNO PARA TRABALHOS EM ALTURA NR-35

 

PRÉ-REQUISITO PARA PARTICIPAÇÃO NO CURSO:

Ser Técnico de Segurança do Trabalho ou Engenheiro de Segurança do Trabalho. Obrigatória apresentação de Certificado de conclusão.

 

OBJETIVO:

Capacitar o profissional para habilitar internamente os seus colaboradores de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade em trabalho em altura, conforme determina a NR-35.

 

CARGA HORÁRIA E HORÁRIO:

40 horas – Teórico e Prático

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Bloco 1 - LEGISLAÇÃO

- Definição e conceitos básicos sobre trabalho em altura;

- Riscos potenciais inerentes ao trabalho em trabalho em altura;

- Fundamentos da Legislação do trab. em altura e pertinentes ao tema;

- Apresentação dos tópicos da NR 18 relacionado ao tema;

- Apresentação dos tópicos da NR 34 relacionado ao tema;

- Estudo da NR 35 na integra;

- Apresentação das normas nacionais e internacionais pertinentes ao tema

 

Bloco 2 - DOCUMENTAÇÃO

- Avaliação de riscos nos trabalhos em altura, elaboração e preenchimento.

- Procedimento operacional padrão, elaboração;

- Permissão de trabalho, elaboração e preenchimento;

 

Bloco 3 - TÉCNICAS DE ENSINO

- Processos de Comunicação e Interação com o aluno.

- Técnicas e métodos de ensino.

- Articular os conhecimentos adquiridos sobre o “como” ensinar e refletir sobre “para quem” ensinar “o que” ensinar e o “por que” ensinar.

- Planejamento, elaboração (adequação ao tema), recursos e finalização de uma apresentação.

- Formas de comportamento a serem adotadas no processo da instrução, com vistas à eficiência e eficácia da ação educativa.

- Percepções para o resultado do trabalho.

 

Bloco 4 - SISTEMA DE ANCORAGEM

- Forças envolvidas nos sistemas de proteção contra quedas de altura;

- Equipamentos de proteção individual – seleção, inspeção e utilização, elaboração de Formulário;

- Equipamentos de proteção coletiva - seleção, inspeção e utilização;

- Sistema de ancoragem;

- Planejamento e montagem de linhas de vida provisórias

 

Bloco 5 - NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS

- Primeiros socorros em acidentes em altura, focando as emergências mais comuns.

- Simulações de resgates de vitima.

 

Bloco 6 - SIMULAÇÃO DA PARTE PRÁTICA

- Pratica de uso de EPI’S e EPC em altura.

- Pratica de inspeção de Equipamentos e Acessórios

- Pratica de cabos voltas e nós,

- Simulações de subida e trabalho seguro

- Exercícios práticos e principais tipos de trabalho em altura local.

 

DOCENTES:

LEONARDO ROCHA DOMINGUES DA SILVA – Técnico em Eletrotécnica, pós-graduado em Engenharia Elétrica e pós-graduado Engenharia de Segurança do Trabalho, professor dos cursos de técnico de Segurança e pós-graduação das instituições CEFET-RJ e IPETEC.

 

ADILSON HERCULANO DA SILVA - Alpinista industrial N3; Instrutor RADA-RA = (resgate em área de difícil acesso / resgate em área de risco ); CSALT= Curso de salvamento em altura CBMESP; Curso de operações e segurança em altura (Defesa civil do estado do Rio de Janeiro; Inspetor de Acesso por Cordas e Trabalho em Altura .

 

PERIODO E HORÁRIO:

22 a 26 de maio de 2017 das 08:30 as 17:30 h.

 

INVESTIMENTO:

R$ 1.200,00 (Um Mil e Duzentos Reais) por participante.

Já Inclusos: Apostila em CD, ISS, Local para aula prática, café e certificado de conclusão, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 17.05.2017, sendo dada prioridade aos 20 primeiros inscritos.

 

CURSO DE INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL

EMBASAMENTO LEGAL:

Decreto Presidencial Nº 5.154/23-07-2004 e nossa Metodologia segue as normas do MEC através da Resolução CNE Nº 04/99.

 

CARGA HORÁRIA:

16 horas

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

MÓDULO I – PERCEPÇÃO AMBIENTAL

Conteúdo: O uso dos sentidos, motivação, cognição, avaliação, conduta, atitudes ambientais. Conceitos sobre meio ambiente e educação ambiental. Trabalhar a conscientização dos envolvidos, proporcionar a reflexão sobre problemas ambientais, cidadania e co responsabilidades.

MÓDULO II – RESÍDUOS

Conteúdo: definições sobre lixo e sobre resíduos; produção, geração e destinação de resíduos; classificação dos resíduos sólidos; coleta seletiva; reciclagem.

Lixo: aspectos sociais, econômicos e ambientais. Legislação e normas. Apresentar informações sobre resíduos, trabalhando a reflexão e a busca de alternativas para a questão dos resíduos.

MÓDULO III – CONSUMO CONSCIENTE

Conteúdo: sociedade do consumo e ideologia do consumo; ciclo de geração e consumo de um produto; consumo e conservação dos recursos naturais; impactos gerados devido ao desperdício; pegada ecológica, dicas para o consumo consciente; consumo e educação ambiental. Despertar a conscientização sobre a necessidade de atitudes que promovam o consumo consciente.

MÓDULO IV – GESTÃO AMBIENTAL

Conteúdo: responsabilidade socioambiental coorporativa; o SGA – Sistema de Gestão Ambiental; ISO 14001; conceito de sustentabilidade; os tripés da sustentabilidade; o papel da educação ambiental na formação e conscientização; atitudes sustentáveis.

Proporcionar a reflexão sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais para as atuais e futuras gerações, por meio do desenvolvimento humano sustentável.

DOCENTE:

EMILSON ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA, Advogado e Consultor em segurança do trabalho e Ambiental.; Supervisor técnico em segurança do trabalho em empresas de grande porte; Especialista em QSMS - qualidade, segurança, meio ambiente e saúde; Gestor Ambiental em empresas de grande porte, professor de algumas instituições de ensino em diversas disciplinas na área de segurança e meio ambiente.

 

PERIODO E HORÁRIO:

30 a 31 de maio de 2017 das 08:30 as 17:30 h.

 

INVESTIMENTO:

R$ 380,00 (Trezentos e Oitenta Reais) por participante.

Já Inclusos: Apostila que será enviada via e-mail, ISS, café e certificado de conclusão, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 24.05.2017, sendo dada prioridade aos 20 primeiros inscritos.

 

 

TREINAMENTO DE SEGURANÇA EM TRABALHOS DE LIMPEZA E HIGIENIZAÇÃO


Consideradas atividades ou operações insalubres com exposição as substâncias químicas, onde a concentração ou intensidade máxima ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causará dano a saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral.

 

CARGA HORÁRIA:

04 horas

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

O que é limpeza e higienização;

Planejamento, Execução e Avaliação;

Higiene pessoal básica;

Classificação de áreas e de produtos;

Material a ser utilizado 6) EPI a ser utilizado.

 

DOCENTE:

EMILSON ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA, Advogado e Consultor em segurança do trabalho e Ambiental.; Supervisor técnico em segurança do trabalho em empresas de grande porte; Especialista em QSMS - qualidade, segurança, meio ambiente e saúde; Gestor Ambiental em empresas de grande porte, professor de algumas instituições de ensino em diversas disciplinas na área de segurança e meio ambiente.

 

PERIODO E HORÁRIO:

13 de junho de 2017 das 13:00 as 17:00 h.

 

INVESTIMENTO:

R$ 120,00 (Cento e Vinte Reais) por participante.

Já Inclusos: Apostila que será enviada via e-mail, ISS, café e certificado de conclusão, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 06.06.2017, sendo dada prioridade aos 20 primeiros inscritos.

 

 

CURSO DE FORMAÇÃO DE SOCORRISTA

 

OBJETIVO:

Ao Final Deste Curso o Aluno Estará Apto a:

  • Avaliar a Importância da Qualificação Adequada do Socorrista para uma Vítima;
  • Avaliar a Cena e Gerenciar Procedimentos Necessários e Adequados em Menor Tempo Possível;
  • Diferenciar Diagnósticos com Precisão, Avaliando Prioridades de Atendimento;
  • Aferir Sinais Vitais e Avaliar seus Parâmetros;
  • Conhecimento dos Materiais de Primeiros Socorros e Improvisos na Ausência dos Mesmos;
  • Reconhecimento de PCR  e Aplicação De Técnicas De RCP;
  • Abordagem a Vítimas Clínicas;
  • Manejo Básico DEA;
  • Aplicar Técnicas de Imobilização e Técnicas de Transporte.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Primeiros Socorros / Adversidades; 10 Mandamentos do Socorrista; Aspectos Legais; Atendimento Humanizado / Solicitação de Socorro; Tempo Resposta / Cadeia da Sobrevivência; Socorro Médico Avançado; Avaliação dos Sinais de Apoio; Aferição de Sinais Vitais / Protocolo ABC-CAB; Desmaio / Crise Convulsiva; Ferimentos; Equimose  X  Hematoma; Curativos e Bandagens; Suporte Básico de Vida; Parada Cardiorrespiratória; Parada Respiratória; Check List da Avaliação Primária; Funções do Esqueleto / Fratura; Entorse / Luxação; Princípios Básicos de Imobilização; Traumatismo Crânio Encefálico; Traumatismo Raqui-Medular; Equipamento de Imobilização Cervical; Queimaduras;  Queimaduras Elétricas; Queimadura Pelo Frio / Exposição ao Calor; Hemorragia; Estado de Choque; Manobra de Heimlich; Estricção; Transporte de Vítimas; Acidentes com múltiplas vítimas e sua classificação.

Aula Prática: No centro de Treinamento especializado.

 

DIAS:

02, 09, 16, 23 e 30 de setembro de 2017 (SÁBADOS)

Horário das 08:00 as 17:00 h

Dia: 30 de setembro de 2017 – das 08:30 as 17:00 h – aula prática com centro de treinamento.

 

CARGA HORÁRIA:

40 horas

 

DOCENTE:

CARLOS EDUARDO MACHADO DA ROCHA, Profissional com grande experiência no assunto, com formação de bombeiro profissional civil, socorrista e Técnico de Enfermagem.

 

INVESTIMENTO:

R$ 498,00 (Quatrocentos e Noventa e Oito Reais) por participante.

Já Inclusos: Apostila que será enviada via e-mail, 5% de ISS, café e certificado de conclusão, que será entregue, após comprovação de pagamento.

 

PRAZO DE INSCRIÇÃO:

As inscrições deverão ser feitas até o dia 29.08.2017, sendo dada prioridade aos 20 primeiros inscritos.

 

A ABPA RESERVA-SE O DIREITO DE ALTERAR DATA, LOCAL, HORÁRIO OU CANCELAR O CURSO, SE HOUVER INSUFICIÊNCIA DE QUORUM.

EM CASO DE IMPREVISTO COM O DOCENTE, ESTE SERÁ SUBSTITUÍDO SEM ALTERAÇÃO DO PROGRAMA.

 

 

OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS IMPORTANTES PARA INSCRIÇÃO:

ATENÇÃO: As inscrições só poderão ser canceladas até, no máximo 5 (cinco) dias úteis antes do início de cada evento. Não haverá devolução de valores pagos para inscrições não canceladas, no prazo estipulado. Poderá haver substituição por outro participante, quando se tratar de colaborador da mesma empresa ou grupo.


Para Pessoa Física: Ficha de Inscrição para Pessoas Físicas

Pagamento com Cartão de Crédito: pessoalmente, na sede da ABPA ou on line, ligando para o telefone (21) 2233-9033, setor financeiro, antes da data de início do curso.

 

* Cursos com investimento de até R$ 120,00: depósito do valor integral ou na sede da ABPA, dinheiro ou cheque.

* Cursos com investimento de R$ 121,00 a R$ 299,00, com opção de parcelamento de até 02 vezes;

* Cursos com investimento a partir de R$ 300,00 com opção de parcelamento de até 03 vezes.

OBS: As inscrições individuais pagas em espécie serão confirmadas, após  comprovação de depósito bancário do valor do Curso selecionado, em nome da Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes - ABPA, no BANCO   BRADESCO- Agência: 0436-7 - C/C: 24852-5. O comprovante de depósito deverá ser encaminhado para o e-mail, Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , antes do início do Curso.

 

 

Para Pessoa Jurídicas: Ficha de Inscrição para Pessoas Jurídicas

 

* Será emitida nota fiscal eletrônica, com prazo de 10 (dez) dias para pagamento, após a confirmação de realização do evento, através de Depósito em conta da ABPA - BANCO   BRADESCO- Agência: 0436-7 - C/C: 24852-5.

 
PALESTRA PÚBLICA - NÃO PERCA!

Tema: “A importância dos Primeiros Socorros em uma Situação de Emergência.”

Dia: 06 de abril de 2017

Horário: 18:00 as 19:00 h

Palestrante: CARLOS EDUARDO MACHADO DA ROCHA - Profissional com grande experiência no assunto, com formação de Bombeiro Profissional Civil, Socorrista e Técnico de Enfermagem.

 

Local: CLUBE DE ENGENHARIA - Av. Rio Branco, 124 – 21º andar - Centro, Rio de Janeiro – RJ

 

Investimento: Grátis

Não precisa fazer inscrição, somente comparecer no local, no dia e horário agendado.

 
AGENDA DE CURSOS ABPA RJ
  • Curso de Formação de Socorrista - (40 horas)
  • Curso de Multiplicador Interno para Trabalho em Altura NR-35 - (40 horas)

 


Inscrições e mais informações:

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Serviços Técnicos contra Incêndio e Pânico

A ABPA, pioneira na Prevenção de Acidentes do país, abre mais uma janela de orientação e encaminhamento, agora voltada para o atendimento às exigências da legislação de segurança contra incêndio e pânico, direcionando serviços técnicos tais como:

 

DIAGNÓSTICO DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO

  • Estudo geral da edificação e das vias de acesso principais e alternativas
  • Exame dos recursos defensivos contra incêndio e pânico já existentes
  • Localização de equipamentos preventivos fixos e móveis conforme normas vigentes
  • Postos críticos em relação aos riscos de incêndio
  • Recomendações de medidas preventivas e protetoras aplicáveis de acordo com os decretos 897/1976 (Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico); 5671/09/06/2004 (adequação de edificações anteriores ao decreto 897/76 e Legislação Complementar)

 

PROJETOS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO   (ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO)

  • Regulamentado pelo art. 8º - Cap II do DEC. 879/76 e Resolução SEDEC de 169 de 18 do 11 de 1994 da Legislação Complementar ao Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico

 

MANUTENÇÃO DE INSTALAÇÕES PREVENTIVAS CONTRA INCÊNDIO

  • Obrigatória conforme previsto no capítulo XXI artigos 209, 211 e 212 do DEC. 897/76 (Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico)

 

Falha na Prevenção abre Espaço que Potencializa o Risco de o Incêndio acontecer.

 

 

 


PALESTRAS EDUCATIVAS

ABPA-RJ RELATÓRIO DE ÁREAS CLASSIFICADAS

 

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