Cadastro de E-mails

Cadastre o seu e-mail para receber nossas divulgações




PALESTRAS

Normas Regulamentadoras

Consulte as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Previdencia Social: Clique aqui

Seminário de Atendimento a Emergência

No último dia 25 de agosto, com a participação do Presidente da ABPA, Eng° César Almeida,  foi realizado o 1º Seminário de Atendimento a Emergência pelo PAM (Planos de Auxilio Mútuo) da Ozanan (Canoas-RS). Além dos anfitrões, o encontro reuniu os integrantes dos PAMs de Rio Grande e de Triunfo.

Pela manhã, a coordenadora do PAM da Ozanan Mara Elisa Oliveira, da empresa SHV GAS, explicou como funciona o trabalho em Canoas e falou do histórico da fundação.

O representante do PAM de Rio Grande, considerado um dos mais organizados do Rio Grande do Sul, apresentou a forma de trabalho no sul do estado. A apresentação sobre o PAM de Triunfo transmitiu aos participantes o que é feito na região carbonífera.

À tarde, houve palestras sobre legislação para Transporte de Produtos Perigosos com o instrutor Emerson Lopes, do SEST/SENAT.

O Presidente da ABPA, por sua vez, apresentou cases de acidentes no Brasil e México, e destacou o simulado realizado no Rio de Janeiro envolvendo mais de 4.000 pessoas, ressaltando a importância para trabalhos organizados em grupo.

A Engª Carla Giovana Santana apresentou outros exemplos de acidentes ocorridos no Rio Grande do Sul. Por fim o Capitão Fortes, do Corpo de Bombeiros de Canoas, apresentou o Sistema de Comando de Incidentes.

{besps}pam{/besps}

Um PAM deve envolver empresas, bombeiros, defesa civil e poder executivo em uma rede de alerta, para ser capaz de, em pouquíssimo tempo, mobilizar todos os efetivos disponíveis para o combate de um sinistro. Este tipo de parceria destina-se a estabelecer linhas de ação que garantam o controle de grandes emergências, no interior das indústrias e nas imediações de suas áreas de influência. Um PAM deve prever, ainda, a realização de emergências simuladas com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas de combate e checar todas as normas de segurança existentes nas empresas participantes.