Cadastro de E-mails

Cadastre o seu e-mail para receber nossas divulgações




PALESTRAS

Normas Regulamentadoras

Consulte as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Previdencia Social: Clique aqui

Memória ABPA

Breve Histórico

A ABPA foi fundada no Rio de Janeiro em 21 de maio de 1941, com fins exclusivamente humanitários e sociais; antecipando-se à Consolidação da Legislação Trabalhista.

Desde então, organiza cursos, capacitações, palestras, seminários, simpósios, congressos, campanhas sócio-educativas e eventos nas vertentes técnica e social e presta assessoramento técnico em SST-MA.

Além disso, a ABPA oferece diferentes cursos de qualificação profissional, preparando pessoas para o trabalho,  com o objetivo de amenizar os problemas sociais que decorrem do desemprego por falta de empregabilidade individual.

A ABPA já prestou serviços a quase dois milhões de trabalhadores e 4.500 empresas em todo o país e orgulha-se de ser reconhecida pela comunidade prevencionista brasileira – incluindo o Ministério do Trabalho e Emprego -  e mesmo internacionalmente, pela qualidade e seriedade com que desenvolve sua missão.

Complementando a sua atuação em SHE ( Safety Health Environment ), em 2.014  a ABPA firmou parceria operacional com a ECP Consultoria Ambiental.

 

Projeção Internacional

A ABPA é a  representante brasileira na ALASEHT (Associação Latino-Americana de Segurança e Higiene no Trabalho), que reúne desde 1.977 associações nacionais semelhantes,  de países como  Chile, Colômbia, Argentina, Uruguai, Costa Rica, México, Paraguai, Panamá, Peru, Equador e Venezuela.

Nessa condição, já comandou, no Brasil, diversos eventos da entidade latino americana e participa anualmente de atividades realizadas nos países membros.

 

Principais Eventos Realizados Nos Últimos 20 Anos

 

Dentre outros eventos de alta relevância e alcance internacional realizados pela ABPA, destacam-se:

  • Encontro Nacional de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (Enassma), que chegou à sua 10ª Edição em 2.003,  tendo acontecido em 10 diferentes pólos econômicos brasileiros.
  • Campanha “Saúde e Segurança no Trabalho é Responsabilidade Social" (de abrangência nacional), realizada  entre agosto de 2.002 e fevereiro de 2.003 para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o SESI.
  • Jornadas Latino-Americanas de Segurança e Higiene no Trabalho (JOLASEHT). A ABPA organizou no Brasil esse evento da ALASEHT em diversas oportunidades, recebendo representantes dos países signatários, que expuseram trabalhos desenvolvidos na área de proteção ao trabalho e prevenção de acidentes.

    _____________________________________________________________________________________


MILTON PEREZ NA CAPA DA REVISTA PROTEÇÃO

O presidente da ABPA, Milton Perez, foi destaque na edição de maio de 2.015 da Revista Proteção.

Em entrevista com chamada de capa, publicada nas páginas de 10 a 14, Perez conta um pouco de sua trajetória na área de SST, iniciada em 1.968 na Rede Ferroviária Federal como responsável pelo setor em todo o trecho Santos-Jundiaí.

Ao relatar a sua história profissional, que incluía os últimos 20 anos na ABPA, Perez comparou as atitudes prevencionistas vigentes em cada época e ressaltou que, a qualquer tempo, a ideia de Segurança precisa ser continuamente “bem vendida” a todos os envolvidos.

 

 
JOÃO ANTONIO MUNHOZ NA REVISTA WORK SAFE

Em maio de 2015, o diretor tesoureiro da ABPA, João Antonio Munhoz, falou à revista Work Safe sobre Detectores de Gases e a qualidade do ambiente de trabalho.

Especialista em proteção respiratória e detecção de gases tóxicos/inflamáveis e oxigênio, Munhoz participou de ampla matéria sobre o tema, publicada nas páginas 62 a 68 da edição de estréia da revista.

João A Munhoz (à esq) no TOP OF MIND

 


Página 1 de 7