Cadastro de E-mails

Cadastre o seu e-mail para receber nossas divulgações




Normas Regulamentadoras

Consulte as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Previdencia Social: Clique aqui

ABPA-RJ NOVO SERVIÇO RELATÓRIO DE ÁREAS CLASSIFICADAS

 

 

RELATÓRIO DE ÁREAS CLASSIFICADAS – RAC

 

OBJETIVO:
O Relatório de Áreas Classificadas – RAC - visa informar ao responsável legal a situação da conformidade das instalações elétricas e da instrumentação nas unidades industriais que processam, armazenam e transportam líquidos inflamáveis e pós combustíveis.

Sabendo-se que as instalações elétricas destas unidades industriais estão sujeitas a requisitos técnicos e legais específicos, o RAC possibilita identificar as não-conformidades e estabelecer um criterioso programa de adequação, visando garantir a segurança dos empregados e do patrimônio contra os riscos de explosão.

Cabe ressaltar que as não-conformidades em instalações são responsáveis pelo expressivo número de explosões nas indústrias brasileiras, que imputam prejuízos consideráveis conforme registrado nos sites especializados como o Cabum!, em http://www.cabum-ex.net.br.

Dentre as unidades industriais que necessitam avaliar a conformidade destas instalações elétricas especiais temos: terminais rodoviários e navais de combustíveis, refinarias de petróleo, indústrias químicas, como fábricas de: vernizes, resinas, tintas, plásticos, lubrificantes, etc., terminais navais, rodoviários e ferroviários de grãos alimentícios, como: milho, soja, café, trigo, etc. , plataformas offshore de petróleo, usinas de álcool, destilarias de bebidas alcoólicas, refinarias de açúcar, fábricas de produtos alimentícios como café solúvel, achocolatados e muitas outras.

O RAC é estritamente elaborado sob as diretrizes das normas ABNT e dentro dos requisitos das NR-10 e NR-20, sob a responsabilidade de profissional legalmente habilitado.


BENEFÍCIOS

Com o RAC a empresa ficará apta a :

  • Atender ao requisito legal expresso no item 10.2.4.g da NR-10;
  • Quitar as pendências de documentação de Áreas Classificadas;
  • Corrigir os erros na especificação de Equipamentos Elétricos e instrumentos quanto à classificação da área;
  • Implantar medidas para minimizar os riscos de incêndio e explosão;
  • Sanar as deficiências de treinamento técnico dos profissionais que intervêm nas instalações elétricas e instrumentação em áreas classificadas;
  • Priorizar a adequação das instalações elétricas não-conformes, visando eliminar os pontos de risco de explosão;
  • Elaborar procedimentos para trabalho seguro nas áreas classificadas, conforme estabelecido nas NR do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

COORDENADOR:

ESTELLITO RANGEL JUNIOR, Engenheiro Eletricista, membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT e auditor certificado em instalações elétricas das indústrias químicas, petróleo e gás.

 

MAIORES INFORMAÇÕES OU SOLICITAÇÃO DE VISITA TÉCNICA PELOS CONTATOS ABAIXO:

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (21) 2233-9033 ou (21) 2518-8747